top of page

A versatilidade dos Alpes Berneses no verão e no inverno

Beatriz Peccin

Faça um roteiro encantador pelo coração da Suíça em todas as épocas do ano.


A Suíça é conhecida pelos melhores e mais pontuais trens do mundo. Para o roteiro pelos Alpes Berneses há trechos que não podem ser feitos de carro. | Foto : Swiss Travel System



A região dos Alpes Berneses fica no centro-oeste do país e atraem muitos turistas e esportistas nas temporadas. Além do esqui e trekking pelas montanhas nevadas, glaciais e trilhas que levam aos lagos mais altos e bonitos do mundo, ainda há 800 metros de tirolesa, alpinismo, mountain bike, pesca e paraglinding no verão.


Algumas atividades estão disponíveis em todas as épocas do ano, como o trekking, tirolesa, escaladas e parapente. A região de Schilthorn e First levam, de trem, ao “Top of Europe”. No caminho o turista pode aproveitar os vilarejos de Lauterbrunnen, Müren e Grindelwald como paradas para descansar, comer bem e se divertir. O stop nesses vilarejos é o charme desta região.

Roteiro nos Alpes Berneses


Interlaken > Lauterbrunnen > Mürren > Schilthor > > Interlaken > Grindelwald > First

Mapa da região de Jungfraujoch | Foto: Swiss Rail



Comece a viagem com parada em Interlaken, a cidade está no vale dos alpes, possui muitos hotéis boutique e hostels com preços e categorias diversas incluindo hospedagem 5 estrelas. Aqui é uma ótima base para explorar os vilarejos até chegar no passeio principal: Jungfrau, o Top of Europe.


No segundo dia pegue o trem em direção de Lauterbrunnen. O vale das 72 cachoeiras, como é conhecida, porque enormes quedas d’água podem ser observadas no entorno e até dentro do vilarejo. Toda água é decorrente do desgelo dos alpes. A uma altura de cerca de 300 metros, as Cataratas de Staubbach são a terceira maior cachoeira da Suíça, e também pode vista no inverno.


De lá pegue a cremalheira e mais um trem e suba até Mürren. A aldeia está a 1.638 metros acima do nível do mar e não pode ser alcançada pela via pública, por isso não tem carros! A vista dos alpes daqui é fantástica. Em agosto ocorre o festival das vacas usando flores, chocalhos, roupas e muita música. No primeiro sábado de outubro o Chasbrätel é a festa do queijo, uma tradição centenária da aldeia.


Continuamos seguindo ao topo da montanha Schiltorn. Desta vez, o meio de transporte é o teleférico. Todos os transportes entre os vilarejos e as cidades possuem passes para compra no local ou através do passe nacional suíço que pode ser adquirido ainda do Brasil. Esta montanha foi cenário do filme 007:A Serviço Secreto de Sua Majestade (1967). Lá em cima o visitante encontra mirantes, restaurante giratório e acessos para esportes de neve.



Fotos de Interkaken, Lauterbrunnen, Mürren e Schiltorn | Fotos: Divulgação e acervo



No segundo dia vá no sentido oposto e pegue o trem para Grindelwald. A vila é cheia de lojas e recebe muitos visitantes a procura de aventura e diversão. Acima dela, em aceso exclusivo por teleférico está First. A montanha abriga o Lago Bachalpsee a 2265 metros de altitude numa trilha de uma hora. Relativamente leve, o caminho tem poucos trechos de subida e pode ser feita na primavera, verão e outono. No inverno a trilha fica aberta (considere que nesta época é muito provável encontrar o lago congelado). A vista vale a pena: o vale alpino refletido no lago.


Salto da montanha First em Grindelwald em janeiro de 2018 | Foto: Acervo


Ainda em First está a tirolesa radical Flyer, percorre 800m em uma velocidade que pode ultrapassar os 85 km/h. Para os mais radicais é possível saltar de paraglinding e ter uma das visões mais lindas de toda a Suíça. Recomendamos! Cliffwalk está incluso no ingresso e consiste no complexo de passarelas que margeiam a montanha, além de proporcionar adrenalina para quem tem medo de altura e vistas magnificas das montanhas, sem precisar saltar delas.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page